Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Arte e Equilíbrio Interior

Fazer arte, em particular a pintura, equilibra o meu interior; embora exija de mim, não raras vezes, muito esforço para materializar na tela o que necessito transmitir.
É um sentimento forte, pois inclui a busca da perfeição dentro dos meus conceitos de estética, beleza e conceitos de mais ninguem.
É também um trabalho solitário e desgastante.
Entretanto, é justamente aí que ponho a minha verdade, sem preconceitos, sem o que vão pensar ou o que vão dizer, porque qualquer influência externa  no sentido da crítica  interfere na criatividade,  mesmo que seja com boas intenções...
É muito comum um artista destruir sua propria obra, movido pela auto-crítica.

Portanto, o mesmo trabalho que dei tudo de mim poderá  num ímpeto, ser destruido totalmente por mim mesma; de qualquer modo, a obra sobrevivendo ou não, alguma coisa já se foi do meu ser. São as tentativas sucessivas ou não, que fazem a diferença. Quem pinta, sabe disso.

Picasso dizia que uma pintura 
deveria ser fotografada em suas várias etapas, 
e eu entendo o que ele disse da seguinte maneira: 
cada etapa de um quadro representa
um momento único, especial, interessante 
e que deveria ficar. 
Muitas vezes o pintor hesita em continuar; 
mas a busca da perfeição, principalmente, 
é bem mais forte 
e faz que ele insista nos seus objetivos, 
causando o desaparecimento daquele momento único, com a reposição das tintas.

IreneDuarte

IreneDuarte
Sem título
Desenho no Paint

Nenhum comentário:

Postar um comentário