Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SENTIMENTO DO MUNDO - Carlos Drummond de Andrade


Sentimento do mundo mundo, 

Carlos Drummond de Andrade

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.

Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.

Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microcopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer

esse amanhecer
mais noite que a noite.

01 - "Sentimento do mundo" é primeiro poema e o que deu nome ao livro. Ele nos revela a visão-de-mundo do poeta: não é alegre, antes, é cheia da realidade que sempre nos estarrece, porque, por mais que sonhemos, a realidade geralmente é dura e muito desafiante.

 - O poeta inicia (estrofe 1) indicando suas limitações para ver o mundo
Fonte:  http://www.passeiweb.com/


02 - "O poema revela uma visão pessimista do mundo e seu futuro (“amanhecer” que é tenebroso visto que é “mais noite que a noite”). Essa visão baseia-se na dura realidade enfrentada na época (totalitarismos, guerra, desigualdades …) e sintetiza o sentimento do mundo, sobre o qual o eu-lirico demonstra suas limitações (“tenho apenas duas mãos”)."

WWW. ABC DA MEDICINA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário